...

Apoiar

Faça a diferença apoiando o desenvolvimento de projetos socioambientais e atingido seus compromissos sustentáveis

A plataforma Carbon Fair tem como principal objetivo conectar as empresas e seus compromissos socioambientais, com projetos que promovam o benefício ambiental e social, de forma mensurável, efetiva e transparente.

Diversos empreendedores e empresas com Soluções Baseadas na Natureza (NBS - Nature Based Solutions) não conseguem viabilizar os seus projetos por falta de recursos financeiros e dificuldade competitiva. O mecanismo de crédito de carbono e o padrão Carbon Fair Standard visam apoiar estas iniciativas, somando-as a benefícios sociais e ambientais da região, e valorização da pesquisa e transparência.

Buscamos parceiros e apoiadores engajados com o tema de sustentabilidade e dispostos a realizarem transformação não apenas em suas operações e produtos, mas também promoverem o desenvolvimento em toda a sociedade.

Integrar o sistema e engajar os steakholders

As empresas podem apoiar a plataforma Carbon Fair das seguintes formas:

Carbon fair standart
1

Aderir a Plataforma e assumir o compromisso de compensar as suas emissões com projetos padrão CFS - Carbon Fair Standard

2

Aderir a Plataforma e assumir o compromisso de compensar as suas emissões com projetos padrão CFS - Carbon Fair Standard

3

Aderir a Plataforma e assumir o compromisso de compensar as suas emissões com projetos padrão CFS - Carbon Fair Standard

imagemimagem

O que são projetos com Soluções Baseadas na Natureza (NBS - Nature Based Solutions)?

O conceito de soluções baseadas na natureza incorpora novas maneiras de abordar a adaptação e resiliência socioecológica, mantendo os domínios social, ambiental e econômico. As NBS foram claramente descritas pela primeira vez no relatório final do Horizon 2020 Expert Group (EC, 2015). A Comissão Europeia define NBS como soluções que são “inspiradas e apoiadas pela natureza, que são eficazes em termos de custos, proporcionam simultaneamente benefícios ambientais, sociais e econômicos e ajudam a construir resiliência.

Essas soluções trazem recursos diversificados, processos naturais e soluções para as cidades, paisagens e vida marinha, por meio de intervenções adaptadas localmente e eficiência do uso de recursos.”(https://ec.europa.eu/info/research-and-innovation/research-area/environment/nature-based-solutions_en). A aplicação do NBS é a inclusão de processos do sistema natural em ambientes humanos para obter resultados relevantes na forma de serviços ecossistêmicos. Por exemplo, uma floresta bem manejada pode fornecer diversos serviços ecossistêmicos.

Os serviços fornecidos por uma floresta podem incluir madeira, combustível, fibra e / ou alimentos. A regulação do clima é um exemplo de serviço regulador fornecido pelas florestas devido à evapotranspiração e sombreamento das superfícies terrestres (resfriamento) e a remoção e fixação do CO2 atmosférico na biomassa das árvores. As folhas e raízes das árvores também podem interceptar e diminuir o escoamento da chuva e reduzir o impacto das enchentes (regulação das enchentes), criando um amortecedor natural.

Os serviços culturais fornecidos por áreas naturais são cada vez mais reconhecidos, incluindo benefícios como maior bem-estar mental, maior valor recreativo, oportunidades educacionais, novos nichos de trabalho em empreendimentos baseados na natureza ou benefícios estéticos e espirituais menos tangíveis.

Quais os critérios do padrão Carbon Fair Standard (CFS)?

Para um projeto atender ao padrão CFS, além de passar pelo processo de certificação e verificação, com o uso de metodologia de mensuração comprovada, os projetos devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

Efetiva redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e adicionalidade, quando comparada as exigências locais e prática de mercado

Impactos sociais e ambientais representativos, mensuráveis e com potencial de replicação

Benefícios alinhados aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)

Contrato e compromisso de comercializar e disponibilizar os créditos de carbono e reduções de emissões apenas na Carbon Fair Trade (CFT). O projeto ambiental poderá retirar os seus créditos de carbono disponíveis da CFT, porém com aviso prévio e restrito aos créditos disponíveis. Os créditos já comercializados e/ou compensados (offset) não podem ser mais utilizados. Solicite mais informações sobre políticas para evitar a dupla contagem dos créditos emitidos.

Fique por dentro das novidades:

Assine nossa newsLetter!