...
SPE Brazil Decomissioning Symposium

SPE Brazil Decomissioning Symposium

Aliada à Eccaplan, a SPE Brasil se compromete a realizar seu evento de forma mais sustentável, recebendo o Selo Evento Neutro pela quantificação e neutralização das emissões de carbono geradas pelo SPE Brazil Decomissioning Symposium. .

Indicadores dessa ação

4.000

kg de CO2 compensados

24

Número de árvores plantadas

100

Número de apoiadores

Projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão

Status

Ativo

Tipo de Projeto

Energia Renovável

Bioma

Mata Atlântica

Local

Lontras

Padrão

VCS

ERRADICAÇÃO DA POBREZA
FOME ZERO E AGRICULTA SUSTENTAVEL
ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO
TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO
AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA
VIDA TERRESTRE

Localizada em uma área topográfica benéfica, não há necessidade de um grande reservatório de água, com apenas cerca de 0,15 km2 de área inundada para operar a usina, reduzindo significativamente o impacto ambiental em comparação com usinas com conceitos de operação mais tradicionais. A água transbordada e não aproveitada na geração de eletricidade segue o caminho natural do rio. Também não há necessidade de realocar população local, o que muitas vezes é necessário com usinas hidrelétricas com reservatórios maiores. Com sua implantação, foi garantida a geração de energia renovável, reduzindo a demanda do sistema elétrico nacional, evitando impactos negativos como a utilização de usinas termelétricas a combustível fóssil. O projeto promove a economia regional, aumentando a qualidade de vida das comunidades locais. O projeto desenvolveu também 24 programas ambientais com o objetivo de preservar as riquezas naturais da região durante a construção do empreendimento os projetos que tratam aspectos físicos (água, solo, ar) quanto ao meio biótico (fauna e flora), são mantidos e monitorados até os dias hoje dando credibilidade ao trabalho desenvolvido. Benefícios sociais - Cursos de Educação Ambiental para professores da região e comunidade em geral - Elaboração de material informativo (folders, cartilhas e livros), eventos temáticos como a Semana do Meio Ambiente e palestras Benefícios ambientais\\t - Pequena área alagada Benefícios econômicos - Garantia que fornecedores sigam o Código de Ética e de Conduta Empresarial - Geração de emprego local

https://carbonfair-publico.s3.amazonaws.com/clientes/4591/evento/643d8d2893b3c-lg.png

SPE Brazil Decomissioning Symposium

O descomissionamento é a última etapa do ciclo de vida de áreas de exploração e produção de petróleo e gás natural. É um projeto de engenharia, consolidado no Programa de Descomissionamento de Instalações (PDI) e constituído por um conjunto de atividades associadas à interrupção definitiva da operação das instalações, ao abandono permanente e arrasamento de poços, à remoção de instalações, à destinação adequada de materiais, resíduos e rejeitos e à recuperação ambiental da área. Nos últimos anos o Brasil vem ganhando cada vez mais relevância no cenário mundial de descomissionamento de Instalações, tendo em vista que diversos campos offshore estão passando por processos de revitalização ou chegando ao final de sua vida econômica. Portanto, pode-se observar que no cenário brasileiro as plataformas e campos em fim de vida útil caminham para a fase de desativação, o que propiciará um novo nicho de negócio. Atualmente, o descomissionamento de instalações pode ser considerado um grande desafio para a indústria de produção de petróleo e gás natural. A necessidade de adequação da regulamentação, da ampliação da capacitação técnica e do desenvolvimento da cadeia de serviços com soluções específicas para o descomissionamento são questões relevantes. Os projetos de descomissionamento são complexos e envolvem muitos atores, sendo necessário alcançar maior sinergia entre empresas e stakeholders, para potencializar ganhos de eficiência e redução de custos. Portanto, é de suma importância promover discussões, compartilhar os desafios e lições aprendidas, de forma que os conhecimentos e soluções sejam disseminados e que sejam produzidos projetos cada vez mais robustos, eficientes e seguros, além de favorecer a adoção de novas tecnologias, pesquisas e inovações. Visando contribuir para o avanço destas interfaces, este evento abordará o descomissionamento através de eixos multidisciplinares, com sessões divididas em: Aspectos Regulatórios, Desafios Ambientais, Experiências Internacionais, Visão de Mercado, Novas Soluções, Cases e Lições Aprendidas, Novas Tecnologias/P&D, Novas Alternativas ao Descomissionamento, Descomissionamento Sustentável e por último Perspectivas para o Futuro do Descomissionamento. SOBRE O EVENTO NEUTRO A realização de um evento, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta na emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global. As principais fontes de emissões de um evento estão no consumo de combustíveis fósseis utilizados em geradores de energia e preparo de alimentos, energia elétrica e, principalmente, no transporte de materiais e das pessoas. Um evento é neutro em carbono quando todas as suas emissões de gases de efeito estufa são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção.

Mais ações apoiadas pela empresa