Toneladas de CO2eq Compensados
823
Tipo de Projeto
Agricultura Regenerativa
Bioma
Mata Atlântica
Local
Capela
Status
Ativo
Padrão
VCS
UTE à Biomassa Bandeirantes
A Usina Termoelétrica Bandeirantes gera energia através do beneficiamento de gás metano, gerado no tratamento de resíduos sólidos urbanos do Aterro Sanitário Bandeirantes.
Conheça Mais
O Aterro Sanitário Bandeirantes operou de 1979 até 2007. Com uma disposição diária de até 7 mil toneladas de resíduos dispostos ao longo de seus 140 hectares de área, era capaz de acondicionar 50% do volume de resíduos produzidos na cidade de São Paulo. Estima-se que até 2007 tenham sido dispostos no local até 35 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.
É considerado um sistema ecologicamente sustentável e menos poluente, de geração de energia. A infraestrutura do Aterro Sanitário Bandeirantes permite a drenagem e coleta do gás metano gerado na decomposição dos resíduos. Após coletar o biogás é conduzido para beneficiamento energético na Usina Termelétrica Bandeirantes (UTE Bandeirantes). Este foi o primeiro projeto de geração de energia movida a biogás de aterro sanitário do país e um dos maiores do mundo em sua modalidade.
A usina promoveu uma ampla reestruturação da comunidade local, proporcionando oportunidades de emprego e urbanização. Também reduziu significativamente os efeitos causados por odores desagradáveis e proliferação de doenças. 50% dos créditos de carbono são destinados à Prefeitura Municipal de São Paulo.
O Sistema é reconhecido pela ONU como modelo exemplar de energia limpa e sustentável. Trata-se de uma solução de mitigação (redução de emissões de GEE) por meio da captura e aproveitamento de biogás para geração de energia elétrica.
A capacidade de geração de energia do local é de 20 MWh. Sua produção anual de energia é de 170.000 MWh, o suficiente para abastecer uma cidade de 400 mil habitantes.
Localização
Quais são as ODS do projeto
O projeto UTE à Biomassa Bandeirantes contempla 0 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles: