Toneladas de CO2eq Compensados
40,48
Tipo de Projeto
Agricultura Regenerativa
Bioma
Mata Atlântica
Local
Capela
Status
Ativo
Padrão
VCS
Conheça Mais
A Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental, foi fundada em 1996, é uma organização sem fins lucrativos, apartidária e com uma gestão realizada de forma voluntária, sempre contando com parceiros para a execução de suas atividades. A ONG tem como missão promover a educação ambiental e produção de mudas nativas para trabalhos de restauração florestal para desenvolver uma maior consciência sobre a importância da proteção do meio ambiente.
Nesse projeto, foram plantadas mais de 40 espécies na unidade, dentre elas, destacam-se a Aroeira (Schinus terebinthifolia), Dedaleiro (Lafoensia pacari), Pitanga (Eugenia uniflora) e Pau Viola (Citharexylum myrianthum).
Dentre as importâncias do plantio é possível ressaltar alguns pontos, como mitigar os efeitos das mudanças climáticas, tendo em vista que as árvores têm papel fundamental uma vez que realizam o processo de captura de CO2 devolvendo oxigênio ao ar. O reflorestamento tropical em grande escala pode causar uma grande redução nas emissões de carbono e segundo a Saving Nature, em teoria é possível compensar cerca de um terço das emissões globais de todas as fontes plantando árvores.
Outro fator importante do plantio é a limpeza do ar, um ar poluído pode aumentar o risco de doenças respiratórias crônicas, as árvores absorvem odores e gases poluentes como óxidos de nitrogênio, amônia, dióxido de enxofre e ozônio e filtram as partículas do ar prendendo-as nas folhas e na casca. Além de retardar a evaporação da água, em seu processo de transpiração, aumenta a umidade atmosférica.
É possível citar também o papel importante das árvores ao fornecer abrigo e alimentação para muitas espécies. Ao reflorestar, a área torna-se mais hospitaleira para a vida selvagem. Além disso, também pode fornecer benefícios para a saúde emocional dos humanos trazendo melhorias na saúde física e mental, aumentando o nível de energia e a velocidade de recuperação, ao mesmo tempo que diminui a pressão arterial e o estresse.
Localização
Quais são as ODS do projeto
O projeto Plantio Captalys - Semana do Meio Ambiente contempla 3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles:

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Este objetivo visa melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável e garantindo o acesso equitativo a serviços básicos, como moradia adequada, transporte público, saneamento básico, energia e infraestrutura. Ele também busca tornar as cidades mais seguras, resilientes a desastres naturais e ambientalmente sustentáveis, protegendo o patrimônio cultural e natural e promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo. O ODS 11 reconhece o papel crucial das cidades no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável globais e na promoção de um futuro mais justo e sustentável para todos.

AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. Este objetivo visa enfrentar os desafios decorrentes da mudança climática, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, a adaptação aos impactos adversos já ocorridos e a promoção de resiliência climática. Para alcançar esse objetivo, são necessárias ações em diversos níveis, desde o nível local até o internacional, visando à mitigação das emissões, ao desenvolvimento de estratégias de adaptação, à implementação de políticas ambientais e à mobilização de recursos para financiar medidas de combate à mudança climática. O ODS 13 reconhece a urgência de agir para evitar os piores efeitos da mudança climática e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.

PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Este objetivo visa fortalecer a colaboração entre os países e entre os setores público, privado e da sociedade civil para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele busca promover parcerias inclusivas e multissetoriais, mobilizar recursos financeiros, tecnológicos e humanos, e fortalecer a cooperação internacional para apoiar os países em desenvolvimento na implementação dos ODS. O ODS 17 também enfatiza a importância da transferência de tecnologia, do desenvolvimento de capacidades e da criação de sistemas de monitoramento e relatórios para acompanhar o progresso em direção aos ODS. Ele reconhece que a realização dos ODS requer ação coordenada e colaborativa em níveis global, regional, nacional e local.