Toneladas de CO2eq Compensados
73
Tipo de Projeto
Agricultura Regenerativa
Bioma
Mata Atlântica
Local
Capela
Status
Ativo
Padrão
VCS
A Viação Ouro e Prata completou 82 anos no mês de setembro de 2021 e, seguindo no seu pilar de responsabilidade socioambiental, a empresa comemorou realizando o plantio de 438 mudas de árvores nativas. A iniciativa representa uma ação muito especial da empresa com o objetivo de reduzir os impactos no meio ambiente e inspirar outras pessoas e marcas a também realizarem ações voltadas à sustentabilidade.
Conheça Mais
Preservar os recursos naturais levando resultados positivos para a sociedade e para as gerações futuras é um dos valores da Ouro e Prata - o pilar de responsabilidade socioambiental. A preocupação ambiental do Grupo Ouro e Prata está refletida em suas práticas diárias e no estímulo à conscientização ambiental.
Neste mês de aniversário, trabalharam em diversas ações ambientais, entre elas uma especial voltada para o dia da árvore. Cada passagem vendida no site (www.ouroeprata.com) da Ouro e Prata no dia 21 de setembro foi revertida no plantio de uma muda de árvore nativa. Esta iniciativa visa minimizar os atuais impactos ambientais e trabalhar dentro dos valores da empresa.
O plantio será realizado em Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul. A área localiza-se dentro dos limites do Bioma Mata Atlântica, entretanto, localiza-se em zona de transição, porque cerca de 2 km à oeste está o limite do Bioma Pampa.
O Bioma que contempla a área escolhida é a Mata Atlântica, a qual abrange cerca de 15% do território nacional, em 17 estados. É o lar de 72% dos brasileiros e concentra 70% do PIB nacional. Dela dependem serviços essenciais como abastecimento de água, regulação do clima, agricultura, pesca, energia elétrica e turismo. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.
Por esse motivo, essa iniciativa contribui para a manutenção de serviços ambientais essenciais à vida e para o fortalecimento de organizações locais.
Localização
Quais são as ODS do projeto
O projeto Plantio Viação Ouro e Prata - 82 anos contempla 3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles:

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Este objetivo visa melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável e garantindo o acesso equitativo a serviços básicos, como moradia adequada, transporte público, saneamento básico, energia e infraestrutura. Ele também busca tornar as cidades mais seguras, resilientes a desastres naturais e ambientalmente sustentáveis, protegendo o patrimônio cultural e natural e promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo. O ODS 11 reconhece o papel crucial das cidades no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável globais e na promoção de um futuro mais justo e sustentável para todos.

AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. Este objetivo visa enfrentar os desafios decorrentes da mudança climática, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, a adaptação aos impactos adversos já ocorridos e a promoção de resiliência climática. Para alcançar esse objetivo, são necessárias ações em diversos níveis, desde o nível local até o internacional, visando à mitigação das emissões, ao desenvolvimento de estratégias de adaptação, à implementação de políticas ambientais e à mobilização de recursos para financiar medidas de combate à mudança climática. O ODS 13 reconhece a urgência de agir para evitar os piores efeitos da mudança climática e proteger o meio ambiente para as gerações futuras.

VIDA TERRESTRE
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade. Este objetivo visa garantir a conservação e o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, incluindo florestas, áreas úmidas, montanhas e terras áridas, bem como a proteção da biodiversidade e dos habitats naturais. Ele busca promover práticas de manejo sustentável da terra, restauração de ecossistemas degradados, conservação da biodiversidade, combate à desertificação e à degradação da terra, e prevenção da extinção de espécies. O ODS 15 reconhece o papel fundamental dos ecossistemas terrestres para a saúde do planeta, para a mitigação das mudanças climáticas e para o bem-estar humano.