Toneladas de CO2eq Compensados
8.685
Tipo de Projeto
Energia Renovável
Bioma
Mata Atlântica
Local
Pinto Bandeira
Status
Ativo
Padrão
CDM
Conheça Mais
Este projeto consiste em uma usina hidrelétrica com capacidade instalada total de 130 MW, localizada nas cidades de Bento Gonçalves, Nova Roma do Sul e Veranópolis, estado do Rio Grande do Sul, região Sul do Brasil. A primeira turbina Kaplan iniciou sua operação em 29 de dezembro de 2004 e a segunda em 29 de novembro de 2006.
A proprietária do projeto é a Companhia Energética Rio das Antas - CERAN, que é composta pela CPFL Geração de Energia S.A., Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE e Desenvix S.A. como acionistas da empresa.
O projecto contribui para o desenvolvimento sustentável, uma vez que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades, conforme definido pela Comissão Brundtland (1987). A implantação de hidrelétricas garante a geração de energia renovável, reduz a demanda do sistema elétrico nacional, evita impactos sociais e ambientais negativos causados pela construção de grandes hidrelétricas com grandes reservatórios e termelétricas a combustíveis fósseis e impulsiona as economias regionais, aumentando a qualidade de vida nas comunidades locais. O projeto está reduzindo os impactos ambientais negativos e fortaleceu a economia regional, resultando em melhor qualidade de vida. Por outras palavras, a sustentabilidade ambiental combinada com a justiça social e económica, contribui inegavelmente para o desenvolvimento sustentável do país anfitrião.
A atividade do projeto reduz as emissões de gases de efeito estufa (GEE), evitando a geração de eletricidade a partir de fontes de combustíveis fósseis (e emissões de CO2), que seriam geradas (e emitidas) na ausência do projeto. Em seguida, o cenário de base é identificado como a continuação da situação atual (anterior) da eletricidade fornecida por grandes centrais hidroelétricas e térmicas.
A Usina Hidrelétrica Monte Claro é uma usina a fio d'água que atende a todos os requisitos estabelecidos pela Comissão Mundial de Barragens (WCD). As prioridades estratégicas da WCD são:
Localização
Quais são as ODS do projeto
O projeto Ceran's Monte Claro Run of River Hydropower Plant CDM Project Activity contempla 3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles:

ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL
Garantir o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos. Este objetivo visa assegurar que todas as pessoas tenham acesso a fontes de energia confiáveis, sustentáveis e modernas para atender suas necessidades básicas, como iluminação, aquecimento, transporte e uso produtivo. Isso inclui promover o acesso a energia renovável, como solar, eólica e hidrelétrica, e garantir que a transição energética seja feita de forma inclusiva e equitativa, levando em consideração as necessidades das comunidades mais vulneráveis. Além disso, busca melhorar a eficiência energética e expandir o acesso a serviços energéticos em áreas rurais e remotas.

TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Este objetivo visa garantir que o crescimento econômico seja sustentável e inclusivo, criando empregos dignos e oportunidades de trabalho para todas as pessoas. Ele busca alcançar o pleno emprego produtivo e trabalho decente, além de promover a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, reduzir a informalidade e combater todas as formas de trabalho infantil e trabalho forçado. O ODS 8 também incentiva o desenvolvimento de políticas que apoiem o empreendedorismo, a inovação e o crescimento econômico em setores sustentáveis.

CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Este objetivo visa melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável e garantindo o acesso equitativo a serviços básicos, como moradia adequada, transporte público, saneamento básico, energia e infraestrutura. Ele também busca tornar as cidades mais seguras, resilientes a desastres naturais e ambientalmente sustentáveis, protegendo o patrimônio cultural e natural e promovendo o desenvolvimento econômico inclusivo. O ODS 11 reconhece o papel crucial das cidades no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável globais e na promoção de um futuro mais justo e sustentável para todos.